Três fundamentos para aumentar sua resiliência financeira
1° Fundamento: Não gastar mais do que ganha.
Pode parecer óbvio, ninguém deveria gastar mais do que ganha, mas este é o comportamento de muitas pessoas e uma das principais causas do endividamento.
Como reverter esta situação? Fazendo ajustes no orçamento familiar! É preciso adequar o padrão de vida à renda. Comece por promover um levantamento detalhado e rigoroso dos gastos, procure identificar gastos que podem ser eliminados ou revistos para baixo. Se após este diagnóstico ainda continuar com déficit, o caminho será aumentar a renda, não tem mágica, é aritmética simples.
2° Fundamento: Não gastar tudo o que ganha.
Este fundamento tem conexão com meu artigo anterior, aquele sobre viver um degrau abaixo. Tem uma frase que eu gosto muito, que resume bem este fundamento: “Se você gasta tudo o que ganha está em débito com você mesmo”. E também está a um passo do endividamento.
Este fundamento também está conectado com o conceito de “Pague-se primeiro”. Ou seja, devemos poupar parte do que ganhamos todos os meses, seja para criar reserva de emergência, para reforçar a aposentadoria no futuro, seja também para concretizar sonhos de curto e médio prazo. Então, naquele orçamento que falei no primeiro fundamento, tem que ter espaço para o valor que vamos investir.
3° Fundamento: Não gastar antecipadamente o que ainda vai ganhar.
Aqui estamos tratando basicamente das compras parceladas. É muito comum olharmos apenas para o valor da parcela e não dar importância num primeiro momento para o prazo e os juros embutidos na compra. Salvo para aqueles que têm um orçamento familiar organizado e lança as parcelas futuras, faz projeções, parcela conscientemente sabendo que a parcela cabe no orçamento, a maioria passa o cartão de crédito e só vai pensar em lançar quando a fatura chegar, não atentando inclusive que a compra vai comprometer o limite.
O cartão de crédito precisa ser usado com sabedoria. Pague sempre o valor integral da fatura pra fugir dos juros e, de preferência, opte por cartões com anuidade zero ou bons programas de cashback ou milhas.
Комментарии