top of page

O que fazer com a restituição do IR.






Caso você tenha dívidas o ideal é pagar ou amortizar, começando pelas mais caras. As mais conhecidas são: Limite rotativo do Cheque Especial e Cartão de Crédito. Fiz uma pesquisa rápida no site do Banco Central e calculei a média das taxas praticadas pelos 5 maiores bancos entre os dias 12 e 18 de maio. A média do cheque especial ficou em 8,10% ao mês, o que equivale a 154,68% ao ano. Do rotativo do cartão de crédito ficou ainda pior, a média foi de 14,28% ao mês, que equivale a 401,41% ao ano. São taxas altíssimas se comparadas com a atual taxa Selic de 13,75% ao ano.

Caso você não tenha dívidas, comece a montar a reserva de emergência. E de quanto ela deve ser? Vai depender da origem da sua renda mensal. Se for assalariado com salário fixo, deve corresponder a seis vezes o custo de vida mensal. Para assalariados com renda variável, autônomos, profissionais liberais e MEIs, o recomendável é doze vezes o custo de vida mensal. Onde investir? Em ativos conservadores, seguros, com liquidez diária e que rendem acima da inflação, como títulos do Tesouro e CDBs de liquidez diária.

Já tem reserva de emergência? Pode direcionar para a realização de um sonho ou reforçar um investimento já em andamento antecipando a realização. Não sabe ainda em qual sonho investir? Enquanto escolhe, crie uma reserva de oportunidades investindo em ativos com liquidez diária, seguros e com rendimento acima da inflação. Assim que definir o sonho, adeque o investimento ao valor e ao prazo!


E aí, qual vai ser o destino da sua?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page