top of page

O Desenrola desenrola mesmo?

A resposta é: em parte!


Isso porque na maioria dos casos o programa não resolve o endividamento, mas sim a inadimplência. Na prática, para grande parcela dos endividados, apenas vai acontecer o que o mercado de crédito chama de "mudança no perfil da dívida".


Ou seja, o endividado vai trocar uma dívida cara e de curto ou curtíssimo prazo, como os rotativos de cheque especial e cartão de crédito, por dívidas mais baratas e de longo prazo com parcelas fixas, como os empréstimos consignados.


O Programa é bom, mas para que fosse ótimo faltou um componente fundamental: a Educação Financeira!


Só a popularização do acesso a Educação Financeira combateria o problema do endividamento na causa.


Não basta ajudar as pessoas a limparem o nome dos órgãos de proteção ao crédito, renegociarem dívidas com bons descontos e voltarem a ter acesso ao crédito, se elas não aprenderem a elaborar um orçamento familiar organizado, a poupar todos os meses parte dos ganhos, a investir melhor estes recursos, a aprender a comprar, a valorizarem cada centavo que passa pelas mãos.


Programas de renegociação de dívidas existem há tempos, promovidos pelos órgãos de proteção ao crédito, mas com iniciativa governamental creio que é o primeiro.


Mas da mesma forma como ocorre com os chamados “feirões limpa nome”, por falta de Educação Financeira, em pouco tempo as mesmas pessoas voltam a se endividar.


Não adianta renegociar, se aquela parcela não couber no orçamento familiar. É preciso fazer ajustes no orçamento e encontrar espaço para a parcela e para formar uma reserva de emergência, que evitará novos endividamentos.


Para começar basta aplicar os três fundamentos da resiliência financeira:

- Não gastar mais do que ganha;

- Não gastar tudo que ganha;

- Não gastar antecipadamente o que ainda vai ganhar.


E aí, o que você acha desse programa governamental?



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page