top of page

Nova queda de 0,50% na Selic na decisão do COPOM !



O Comitê de Política Monetária do Banco Central, o COPOM, confirmou e decidiu por unanimidade pela nova redução da taxa básica de juros em 0,50% na reunião dos dias 19 e 20 de setembro. A decisão já era esperada por grande parte do mercado.


A meu ver, o destaque do comunicado que acompanhou a decisão, foi que o ritmo de redução nas próximas reuniões, 31 de outubro e 1º de novembro e 12 e 13 de dezembro, deve ser mantido, assim, devemos fechar 2023 com uma Selic de 11,75% , como confirmou o Boletim Focus daquela semana.


Penso que pouco muda em relação aos investimentos, principalmente na renda fixa, porque teremos uma taxa básica de juros alta, acima de 2 dígitos no final de 2023 e início de 2024. Vale sempre lembrar que a melhor estratégia é a de manter uma diversificação equilibrada na carteira, adequada ao seu perfil de investidor, objetivos financeiros e momento de vida.


Sabemos que para reserva de emergência, os ativos mais conservadores de renda fixa com liquidez diária e seguros, tais como títulos do Tesouro - Direto Tesouro Selic e CDBs de bons emissores com rentabilidade de 100% do CDI ou maior, continuam os mais adequados.


Por fim, gosto sempre de reforçar que o melhor investimento para qualquer cenário é o conhecimento, ficar atento aos indicadores do mercado financeiro, estudar os ativos e enquanto estuda vale a pena consultar especialistas, de preferência os independentes.


Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page