Hoje começa o último trimestre de 2024.
Como estão suas metas financeiras? Se lá no final de 2023 você elaborou um plano de metas financeiras para 2024 e/ou relacionou aquelas resoluções de ano novo, hoje você está com 3/4 do período transcorrido e talvez precise, ou comemorar o cumprimento das metas ou constatar que precisa fazer ajustes para atingir seus objetivos do ano.
Estava endividado? Conseguiu quitar ou amortizar a dívida? Livrar-se das dívidas é prioridade para quem quer aprender a investir e conquistar a independência financeira. Se não conseguiu, não desista, ainda dá tempo de organizar a vida financeira, rever o orçamento, fazer ajustes e colocar o plano de se livrar das dívidas no topo das metas financeiras.
Se não tinha reserva de emergência, está conseguindo formar? Ela é fundamental para evitar o endividamento. A formação dela também, para muitos, será a primeira experiência com investimentos, que serão conservadores, pois este recurso precisa ter baixo risco e liquidez imediata. De quanto ela deve ser? Vai depender da sua fonte de renda, se trabalhador assalariado recomenda-se seis vezes o custo de vida mensal, se autônomo, profissional liberal, microempreendedor ou assalariado com renda variável, recomenda-se doze vezes o valor do custo de vida mensal.
Já investia? Conseguiu melhorar a diversificação e a performance da carteira? Manter uma carteira equilibrada, diversificada e que respeita seu perfil de investidor e de acordo com seus propósitos financeiros, é a melhor maneira de proteger seus investimentos, seu patrimônio das oscilações do mercado.
Qualquer que seja sua situação, se algo não saiu como planejado, não desanime, sempre é tempo de ajustar ou mesmo começar. O importante é investir no conhecimento, primeiro conhecer a própria realidade financeira, conhecer realmente seus números, quanto ganha e quanto gasta, fixar propósitos financeiros, aprender a investir parte da renda todos os meses. Repito, seu melhor aliado no mundo dos investimentos será o conhecimento, invista na sua Educação Financeira. Sempre passo aos meus alunos três regrinhas básicas para se educar financeiramente: 1. Não gaste mais do que ganha! 2. Não gaste tudo o que ganha! e 3. Não gaste antecipadamente o que ainda vai ganhar! Tenha um relacionamento sério com o seu dinheiro para realizar sonhos!
Comments