Como será sua relação com o dinheiro depois da pandemia?

Certamente nunca mais será a mesma de antes da pandemia. A necessidade de isolamento social nos forçou a mudar vários hábitos relacionados ao nosso relacionamento com o dinheiro.


Desde um menor contato com o dinheiro vivo, as cédulas, até o aumento do uso dos meios digitais de pagamento, passando pelo crescimento das compras on line. Nunca os canais alternativos de atendimento dos bancos foram tão usados como no último ano.


As redes sociais foram fundamentais, tanto para proporcionar os encontros virtuais com os grupos familiares, sociais e profissionais, como para o relacionamento com bancos, comércio e serviços.


Muitos de nós, eu me incluo neste grupo, passamos todo este período ser ir uma única vez a um Shopping. Também fizemos poucas refeições fora de casa e muitos também conheceram o trabalho home office.


Muitos também, devido ao desemprego ou redução da jornada de trabalho com redução salarial constataram a importância de se ter uma reserva para emergência e houve no período um aumento do número de poupadores, apesar da queda na renda.


Todos: o comércio, a indústria, os serviços, o mercado financeiro, os governos, os consumidores, todos precisaram passar por adaptações, muitas delas permanecerão depois da pandemia.


Não sabemos ao certo como será ainda o tal novo normal, mas a certeza que fica é que passamos a valorizar muito mais as reuniões sociais. Ficar longe da família, dos amigos, dos ambientes de grande circulação de pessoas, das viagens, dos eventos esportivos, dos shows, das festas de rua foi muito difícil neste período, mas nada se compara a dor das famílias brasileiras pela perda de 237.601 vidas até ontem 12/02/2021.


Para a Educação Financeira foi um período de valorização. Houve um aumento considerável do interesse das pessoas, do surgimento de novos Educadores Financeiros e de sensibilização da importância do conhecimento por parte dos governantes, das empresas e do mercado financeiro.


Nunca se produziu tanto conteúdo de Educação Financeira disponível gratuitamente na Internet como durante a pandemia. Eu vejo este movimento com muito entusiasmo e me sinto cada vez mais motivado para produzir e levar mais conteúdos para o maior número de pessoas possível.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square