Tenha sempre três objetivos em mente!


Nas minhas palestras, sempre destaco que a base da minha metodologia de Educação Financeira, a metodologia PID (Propósito, Informação & Disciplina), é o propósito, ou seja, é o seu objetivo. Precisamos atrelar o nosso dinheiro a sonhos e propósitos, para termos motivações para economizar, poupar e investir.


Mas não basta ter um propósito, é preciso ter que eles sejam realizáveis em curto, médio e longo prazo, assim podemos nos manter motivados e dedicados por mais tempo.


Por que ter 3 objetivos?


Sempre que falo sobre ter três objetivos ao mesmo tempo, ouço um questionamento do tipo “mas professor, como eu vou poupar para três objetivos ao mesmo tempo se estou endividado e nem zerar minha dívidas eu consigo?"


Minha resposta é sempre a mesma: "você acaba de identificar um dos seus três objetivos, que é livrar-se das dívidas!". Resta saber se ele será de curto, médio ou longo prazo. Esta definição dependerá da análise de um levantamento detalhado das dívidas, dos seus gastos e da sua renda. E ai entra o segundo fator da metodologia, a Informação;


Informação é fundamental!


A informação é sua aliada em todos os momentos da Educação financeira. Começa com o levantamento da sua situação financeira, fazendo o levantamento de suas despesas e receitas e passa por pesquisar o valor que será necessário para realizar os sonhos. Só com essa informação é que será possível definir em quanto tempo será possível realizá-los.


Chamamos de sonho imediato aquele que poderá ser realizado em até um ano. O sonho intermediário é o que pode ser realizado em um período de até 10 anos, mas o prazo varia de idade para idade, pois muitas vezes para uma pessoa jovem 2 anos é muito tempo, e para quem tem mais de 70 é pouco. Finalmente, vamos chamar de sonho-desejo aquele que representa uma meta de vida, e possivelmente levará mais de 10 anos para conquistar, como comprar uma casa, ou garantir uma aposentadoria poupuda na velhice. No caso das dívidas, você precisará apurar o montante devido e destinar parte da renda para o pagamento, negociando prazos e descontos com cada credor. E sempre assumindo uma parcela que caiba no orçamento.


É preciso ter disciplina


Mas é importante que, mesmo que você tenha como prioridade livrar-se das dívidas, não deixe de ter os outros dois sonhos, porque são os sonhos que nos dão força e determinação para aplicar o terceiro fator da metodologia, a disciplina. A disciplina é fundamental para iniciar e manter o processo de educação financeira. Só com disciplina você poderá começar a poupar. E poupar não é simplesmente guardar dinheiro, poupar é sinônimo de investir, que implica em aplicar em ativos que rendam acima da inflação para preservar o poder de compra do dinheiro no tempo, e garantir ganhos reais.


Para tanto será fundamental conhecer os principais tipos de investimento, ou seja, será preciso voltar ao passo da informação, procurando entender o seu perfil de investidor e quais são as garantias e riscos de cada modalidade;

Parece complicado? Não precisa ser! Agende comigo uma consulta online ou presencial e comece hoje mesmo o seu processo de Educação Financeira.


Quanto antes você começar, mais sonhos poderá conquistar!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square