top of page

Por que é melhor emprestar ao tesouro nacional do que aos grandes bancos?


Quando você empresta ao Tesouro Nacional, investindo em títulos do Tesouro Direto, este dinheiro será utilizado para financiar investimentos em saúde, educação, infraestrutura, entre outros.

Além disso, você receberá uma das melhores rentabilidades da renda fixa, com total segurança e garantia. E quem lucra com a operação? Apenas você, de forma direta, com a rentabilidade recebida acima da inflação e com os investimentos realizados.

Já quando você investe em renda fixa ou outros tipos de investimento em um grande banco, você está emprestando dinheiro ao banqueiro, que vai emprestar para quem está precisando. Certamente, ele vai tentar captar seu dinheiro pela menor rentabilidade possível e o emprestar para outra pessoa pela maior taxa de juros possível, realizando o lucro com esta diferença, descontados os custos operacionais.

Quem lucra com a operação? O banqueiro.

Portanto, é melhor ganhar mais e fomentar investimentos públicos - que em maior ou menor grau irão te beneficiar - ou ganhar menos e dar lucros aos banqueiros que ganharão de você e das pessoas que precisam de dinheiro emprestado?

Então, se você não sabia, agora já sabe porque os grandes bancos não te oferecem investimento em Tesouro Direto. Eles não lucram nada, mas te cobrarão as maiores taxas de administração, ao passo que 22 das 61 instituições financeiras habilitadas pelo Tesouro Nacional praticam taxa zero.

E aí? Vai continuar investindo com seu banco?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page