O 13º pode ser sua oportunidade de começar a poupar!


Pessoas com o perfil financeiro equilibrado são aquelas que gastam o que ganham. Não falta, mas também não sobra dinheiro na conta no final do mês.

Podemos dizer que estão numa certa zona de conforto financeiro, e quando passam a ganhar um pouco mais, logo criam um gasto novo. Geralmente vivem apenas o presente sem se preocupar com o futuro. Este perfil, aparentemente tranquilo, tem que se preocupar, pois não possui o hábito de poupar e pode ter problemas caso aconteça algum imprevisto, se vendo obrigado a recorrer a empréstimos.

Algumas pessoas com este perfil até conseguem poupar, mas como o investimento não tem propósito definido, acabam gastando por impulso em alguma liquidação ou promoção.

Oportunidade de começar!

Se você faz parte deste grupo, o 13º salário - ou pelo menos parte dele - pode representar a oportunidade de começar a criar o hábito de poupar, seja para criar uma reserva financeira para imprevistos, seja para realização de sonhos.

Pode servir ainda para criar provisões para despesas típicas de início de ano, tais como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar.

Embora saibamos que teremos todo ano essas mesmas despesas, raramente reservamos dinheiro para honrá-las sem prejudicar nosso orçamento regular. Então, bora começar a poupar!

Posts Em Destaque
Posts Recentes