3 Dicas para usar o dinheiro das contas inativas do FGTS



O Governo Federal anunciou que vai liberar a partir do mês que vem os saques das contas do FGTS que estavam inativas em até 31/12/2015. A medida beneficiará cerca de 10 milhões de trabalhadores e injetará R$ 30 bilhões na economia. De acordo com estudos dos técnicos do próprio Governo, 86% destas contas possuem saldo inferior a R$ 1 mil.

Então, que tal conferir minhas dicas e usar esse dinheiro inesperado de forma inteligente?

1. Quitar ou amortizar dívidas:


Para os endividados, essa é uma ótima oportunidade para quitar ou ao menos amortizar as dívidas. Use o dinheiro na mão para negociar dívidas com maior poder de barganha, já que muitos credores oferecem boas oportunidades para quem pretende pagar a vista. Os descontos, muitas vezes, chegam a 50% do valor original. Negocie!



2 . Oportunidade para começar a investir:

Para os equilibrados financeiramente será uma oportunidade para começar o primeiro investimento para realização de sonhos e/ou para iniciar a formação de uma reserva para emergências.

Você pode direcionar este dinheiro para um investimento que renda acima da inflação, já que, enquanto a poupança rende 6,17% ao ano mais a TR, o FGTS rende a metade disso, o equivalente a 0,25% ao mês. Nos últimos 11 anos o rendimento do FGTS foi de 69,15% contra o INPC de 103% (inflação ). Portanto, quem puder sacar este dinheiro por um dos motivos possíveis deve fazê-lo urgentemente.

3. Turbinar os investimentos:


Para quem já é investidor, a oportunidade será de turbinar os investimentos e talvez rever e ampliar os sonhos e eles vinculados.

Para conseguir usar esse dinheiro de forma inteligente, seja qual for o seu caso, indico o melhor aliado que você pode ter: conhecimento!


Não confie exclusivamente no seu gerente de banco. Lembre-se que ele é empregado de uma instituição financeira e tem metas a cumprir. Não se iluda, ele certamente vai indicar investimentos bons para ele e para o banco. Procure especialistas independentes, sites sobre Educação Financeira e literatura sobre o tema.


Acima de tudo, acredite que é possível, estude, crie o hábito de poupar, priorize os sonhos e lembre-se de que eles devem vir antes das despesas.


Tenha um relacionamento sério com seu dinheiro para realizar sonhos!.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square