top of page

Você sabe o que é sustentabilidade financeira?


Mais conhecido na dimensão ambiental, o conceito de sustentabilidade pode ser aplicado perfeitamente à vida financeira. Nesse caso, a sustentabilidade se refere ao equilíbrio entre renda e consumo, de modo a suprir as necessidades presentes e ao mesmo garantir necessidades futuras;

O mais comum é associar o termo sustentabilidade às questões relacionadas ao meio ambiente, como a preservação dos recursos naturais, busca de fontes limpas de energia, destinação do lixo, etc. Mas o conceito é muito mais abrangente. Podemos falar em vida sustentável, ou seja, vai além do viver em harmonia com a natureza sem agredi-la, e engloba praticar e incentivar o uso racional de diversos recursos. E como aplicar este conceito na vida financeira?

Da mesma forma que devemos preservar o meio ambiente, usar racionalmente os recursos e planejar o desenvolvimento para que as gerações futuras tenham um planeta saudável, temos que usar da melhor forma nosso dinheiro, gastando bem, com qualidade, evitando gastos desnecessários e separando parte dos ganhos para formar uma reserva para possíveis emergências.

Planejar uma aposentadoria sustentável, por exemplo, significa criar condições para que você consiga manter o mesmo padrão de vida atual quando se aposentar, e assim possa usufruir desse tempo livre com atividades prazerosas. Ter uma vida financeira sustentável significa também adequar o padrão de vida à renda e não gastar antes o salário que ainda vai receber, como acontece com as compras parceladas e os financiamentos.

Portanto, sustentabilidade financeira se alcança com a construção de um orçamento familiar equilibrado, buscando qualidade de vida e conquista de sonhos. Quando mudamos nossos hábitos de consumo e valorizamos nosso dinheiro, fruto do nosso esforço de trabalho, passamos a compartilhar essas mudanças com amigos, familiares e colegas de trabalho, gerando uma onda de prosperidade.

Tenha um relacionamento sério com o seu dinheiro para ser independente financeiramente e realizar sonhos.

* Eduardo Sanches é Administrador, pós-graduado em Educação Financeira e atua como Coaching Financeiro utilizando a metodologia DSOP de Educação Financeira.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page